quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Entrevista com a professora Oraide Almeida da Cunha

Antonio Cardoso – BA


Igreja Nossa Senhora do Resgate




O Município de Antonio Cardoso, localizada há 139 km de Salvador. Atualmente, contando com uma população com 11. 521 (censo 2010) conservam nos tempos atuais, através de seus aperfeiçoamentos e dos usos e costumes de seu povo, herança típica de formação cultural e histórica do Recôncavo Baiano.

















Caminho das árvores da Jerema



Ilha de Antonio Cardoso



Entrevista com a professora Oraide Almeida da Cunha

Oraide Almeida da Cunha, professora por vocação, 
Residente na cidade de Antonio Cardoso - BA.

Por Telito Rodrigues


Com tantas atividades, evidenciadas no Município de Antonio Cardoso, utilizamos este espaço para valorizar a contribuição da professora Oraide Almeida da Cunha para a Educação.

 Ser professor não é profissão, é uma missão, é caminhar sempre de frente para o sol e nunca permitir que sua sombra lhe guie, o afastando do seu objetivo maior, a educação”

Telito Rodrigues – Como era a situação da Educação aqui no município quando a senhora começou a trabalhar?                                                                                                                                                                               
Professora Oraide – Quando cheguei neste Município havia apenas oito Escolas Estaduais com três professores que tinha o curso do Magistério e oito Escolas Municipais com professores leigos que ministrava nessas Escolas. Existiam nove professores que lecionavam em suas residências ou armazéns alugados.

Telito Rodrigues – Professora Oraide, quando a senhora chegou no Santo Estevão velho para ensinar, como encontrou a escola?

Professora Oraide - Cheguei para trabalhar na Escola Olavo Lobo no distrito do Santo Estevão Velho em 1966. A escola estava numa situação precária, não havia interesse pelo governo pela conservação da Instituição. Em 1967 juntamente com a colega Professora Terezinha Neumann, fizemos vários momentos a fim de angariarmos recursos para as necessidades da Escola, onde permanecemos efetivando estes movimentos por cinco anos.
Telito Rodrigues - A senhora teve outros cargos dentro da Educação nessa época?
Professora Oraide – Sim! Em 1970 obteve a edificação do MOBRAL (Movimento Brasileiro de alfabetização). Sendo supervisora deste PROJETO, conseguir através do prefeito da época, 25 pessoas da comunidade para participar do PROJETO como alfabetizadores da Educação de Adultos. Ainda nesse mesmo período fui convocada pela Prefeitura Municipal para assumir o cargo de supervisora da merenda escolar e ao mesmo tempo diretora das Escolas Municipais. Foi aqui comecei a desenvolver Cursos de Formação do Professor, levando cursos de capacitação: PROLEIGO, Curso de Suplência realizado pelo CETEBA entre outros e curso de preparação para merendeiras.

Telito Rodrigues – Na sua gestão, como Diretora Escolar do Município, realizou alguma obra?
Professora Oraide – na minha gestão como Diretora Municipal, conseguir juntamente com o prefeito a fundação de 14 Escolas, distribuídas em várias localidades do Município.
Telito Rodrigues – Essas escolas funcionavam até a quarta série primaria.  Houve algum projeto para fundação de Escola da 5ª a 8ª série?
Professora Oraide – Houve sim! Em 1973, nomeada, para o cargo de Delegada Escolar. Juntamente com alguns professores elaboramos um PROJETO, para a fundação da Escola Cenecista Professor Fernando Barreiro Dantas (CENEC), que funcionaria da 5ª a 8ª série, na sede. Em 1975, um ano depois, com tanta labuta foi reconhecido. Iniciamos nosso trabalho no prédio cedido pela prefeitura. Começamos com a 5ª e 6ª séries. Na turma da 5ª série havia 25 alunos e na turma da 6ª eram apenas 10 alunos. Os professores se deslocavam de Feira de Santana até aqui na sede. Nesse período, sem auxilio dos governos municipais e estaduais, tivemos (para manter a escola) que recorrer aos pais dos alunos, comunidade e fazendeiros. Com essas colaborações, elaboramos várias atividades beneficentes para angariar fundos. Pagávamos professores e a manutenção da escola com os lucros arrecadados.
Telito Rodrigues – Por quanto tempo permaneceu esse processo de auxilio da comunidade. E o que conseguiram?
Professora Oraide – Sete anos. Nos anos seguintes formamos as quatro turmas (5ª a 8ª), mantendo até 1982. Durante esse período (75 a 82) conseguimos alem da banda marcial (com 72 instrumentos), adquirimos vários materiais escolar.
Telito Rodrigues – Quando e como chegou a Escola do Segundo Grau aqui na sede?
Professora Oraide - Em 1981, com a presença do Governo do Estado da Bahia aqui em Antonio Cardoso. Juntei professores, alunos e comunidades, fizemos o pedido em praça publica ao Governo Estadual para implantação de um Colégio de segundo grau (magistério). O Governador nos mandou que preparasse a documentação para ser entregue seis meses depois. No ano seguinte (1982) a escola funcionava com o 1ª e 2ª grau.
Telito Rodrigues – Como foi o inicio das atividades com as turmas?
Professora Oraide - Em 1ª de março houve a abertura do Centro Educacional Antonio Carlos Magalhães com a presença do prefeito, professores, alunos e comunidades. Nos dias seguintes, iniciamos nossas atividades com uma turma de 5ª e 1º ano do Magistério, fui nomeada para o cargo da direção por quatro anos. Exonerada do cargo em 1987, passei a lecionar várias disciplinas, durante 5 anos.
Telito Rodrigues – Depois que a senhora se aposentou, continuou a colaborar na Educação?
Professora Oraide – Sim! Continuei sendo Secretária de Educação do Município até 1998. Nesse mesmo ano me aposentei pelo município e passei a servir no Centro Educacional Antonio Carlos Magalhães, (hoje Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães) como amigo da escola, por alguns meses. E em 2000 fui convidada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia para exercer o cargo de secretaria escolar do colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, onde permaneço até hoje.
Telito Rodrigues – Como à senhora ver a Educação hoje no Município?
Professora Oraide – hoje no Município na Educação há mais condições de Ensino: investimentos em transportes para professores e alunos, professores com formação superior, material didático de boa qualidade para professores e alunos, cursos de capacitação para os professores, fundação de Escolas de Ensino Fundamental em várias localidades. 
Telito Rodrigues – Professora Oraide! Ouvi com muita atenção seu depoimento, confesso que fiquei impressionado, á sua sensibilidade. Agradeço ter aceitado o convite para nos falar sobre a sua contribuição na Educação do Município de Antonio Cardoso.

Professora Oraide – Também agradeço pela oportunidade que você me proporcionou para apresentar minha história na Educação no nosso Município.
Muito Obrigada...

Entrevista realizada no dia 05 de outubro de 2010.

5 comentários:

  1. Telito Parabéns pelo trabalho. Ficou muito legal as fotos e a entrevista com aprofessora. Precisamos fazer isto, valorizar as histórias de vida das pessoas que trabalham pela educação do município. Mais uma vez parabéns. bj

    ResponderExcluir
  2. Telito , são histórias como essa de Profª Oraide , que prova a minha "tese" que antes de ser professor , temos que ser EDUCADOR , e com essa entrevista vc mostrou isso , não só na história de Profª Oraide , mas tambem na sua iniciativa de valorizar essa emerita educadora que deveria e deve servir de exemplo para muitos jovens e atuais professores. Parabéns pelo trabalho.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Telito, mais uma vez, por esse trabalho e iniciativa de prestigiar e mostrar a história e dificuldades de pessoas que vivem por um ideal em prol da coletividade.
    Merecida homenagem, no seu dia, a uma categoria sempre tão desprestigida como a do professor.
    Parabéns à Professora Oraide e a tantas outras (os) pelo Brasil afora que fazem do seu ofício uma missão especial de vida.
    Um grande abraço a todos!
    Anik

    ResponderExcluir
  4. Olá colega, quero te parabenizar pela merecida entrevista com esse ícone da educação cardosense, pró Oraide.
    Todos os elogios serão poucos diante desta pessoa tão especial e querida que ela é. Este seu trabalho só vem a tornar público o que nós já sabemos: Professora Oraide é um exemplo a ser seguido de luta pela educação no município, pela fundação da nossa escola e por acreditar na educação.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Telito parabéns pela entrevista estou esperando por mais postagem nesse blog pois sei que tem muito que contribuir. bjs

    ResponderExcluir